Rua Paulo Barbosa, 110 - sala 602
Petrópolis - RJ

Periodontia

A periodontia cuida das doenças e desordens relacionadas aos tecidos em volta do dente,na gengiva, osso e ligamento que une o dente ao osso e à gengiva. Também realiza cirurgias estéticas na gengiva, enxertos e frenectomia.

Doença Periodontal

A doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de carater crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.

Este processo caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e com a consequente destruição dos tecidos ósseos adjacentes. A continuidade e evolução deste processo levará à perda dos dentes.

A doença periodontal tem o seu desenvolvimento mais acelerado em pacientes diabéticos, imunossuprimidos e em fumantes.

Existe tratamento que consiste em raspar as raízes do dente para que seja removido o tártaro, a placa e as bactérias do local.

Periodontia Cosmética

Existem outros procedimentos da periodontia que não estão necessariamente, associados a doenças de gengiva, mas sim com estética gengival:

• AUMENTO DE COROA – essa cirurgia aumenta a cora dentária quando houve fratura ou cárie extensa , possibilitando a restauração do dente.
  • GENGIVECTOMIA ou GENGIVOPLASTIA – é a remodelagem e recontorno da gengiva devolvendo ao paciente um sorriso mais bonito com a gengiva na posição correta
  • FRENECTOMIA – é a remoção ou o corte do freio labial ou lingual, de acordo com a indicação do dentista