Saiba quando fazer limpeza nos dentes

Felizmente, nos últimos tempos, a preocupação com a saúde bucal cresceu consideravelmente na população. Pouco a pouco, estamos mais bem informados acerca dos perigos de negligenciar a higiene da boca e, assim, é muito comum questionarmos quando fazer limpeza nos dentes é algo necessário.

Responsável pela prevenção de uma série de doenças e pela manutenção da qualidade de vida, a higiene bucal é algo que deve fazer parte de nosso dia a dia. Ela também pode ser feita no consultório do dentista, de modo mais incisivo. A grande questão é: qual é o momento ideal de recorrer a esse tratamento?

Esse tipo de pergunta é relativamente comum devido à falta de informação de boa parte das pessoas sobre assuntos relacionados aos cuidados odontológicos. No entanto, não se preocupe: ao longo de nossa conversa de hoje, você tirará as suas principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

O que é a limpeza dentária?

Conhecida também como profilaxia (por ser um tratamento majoritariamente profilático, ou seja, de caráter preventivo), a limpeza dentária é um procedimento extremamente comum e muito importante da área de odontologia. Ela faz parte, portanto, do dia a dia profissional do dentista.

Ela consiste, como o próprio nome já nos indica, na limpeza da superfície dentária, o que inclui toda a região exposta dos dentes. Assim, há a remoção efetiva da potencial placa bacteriana, que quando não é eliminada, pode evoluir para problemas mais sérios como o tártaro, a gengivite e a doença periodontal.

Esse é um procedimento muito seguro e pouco invasivo, que pode ser realizado por quase todas as pessoas. Algumas, no entanto, demandam uma atenção maior, especialmente aquelas que sofrem com doenças crônicas ou cardíacas. É necessário sempre informar o dentista sobre qualquer problema de saúde para que ele possa tornar a limpeza segura também para você!

A limpeza é essencial para garantir a prevenção de uma série de problemas potencialmente sérios, como os mencionados acima, e também como ferramenta coadjuvante no tratamento de muitos deles. Com a limpeza, o paciente ganha não só em saúde, mas também em um sorriso muito mais bonito e confiante.

Como é feito esse tipo de procedimento?

A limpeza dentária é feita em algumas etapas distintas. A seguir, conversaremos melhor sobre cada uma delas para que você possa observar que esse é um procedimento bastante simples e seguro. Vamos lá?

O primeiro passo é a remoção dos focos de tártaro já instalados na boca. Essa é a placa bacteriana solidificada, que pode gerar problemas sérios para o dente e a eliminação é feita com a ajuda de ferramentas para a realização da raspagem do material.

Quando todo o tártaro está fora da boca, o dentista costuma jogar um jatinho contendo bicarbonato de sódio em sua composição. Ela age como elemento protetivo e ajuda a eliminar ainda mais o restante de placa, fazendo com que a superfície dentária fique realmente preparada para a escovação, próximo passo, que é feita com uma escova profissional.

Por fim, o dentista realiza a aplicação de flúor, na dosagem recomendada e segura para a saúde do paciente. Ele é um mineral responsável pela proteção e fortificação dos dentes. A recomendação é que o indivíduo não ingira qualquer tipo de sólidos e líquidos até meia hora após a colocação do flúor, para deixá-lo agir da forma adequada.

Quais são os benefícios de fazer esse tratamento?

A profilaxia bucal é um procedimento, como vimos, bastante simples, seguro e indolor. Tudo é feito de modo muito rápido e não há, de modo algum, razão para temer o momento da limpeza no consultório do dentista. A seguir, veremos algumas razões pelas quais ele é indispensável e quais são os benefícios trazidos quando fazemos a higienização.

Em primeiro lugar, o benefício mais marcante é, claro, a prevenção de doenças que, se não identificadas rapidamente ou tratadas da forma adequada, podem trazer muita dor (literalmente!) de cabeça ao paciente. Cáries, periodontites e muitas outras estão diretamente relacionadas com a presença de bactérias na boca.

A saúde de todo o organismo também está em jogo quando falamos da higiene bucal, já que as bactérias presentes em nossa boca podem cair em nosso sistema e atingir órgãos distantes. Além disso, a qualidade de vida é consideravelmente afetada quando temos alguma doença bucal, seja pela dor, por problemas na mastigação ou até mesmo por questões de autoestima.

Falando nela, a autoestima é um outro benefício muito importante gerado pela realização desse procedimento com a frequência recomendada. Ele garante que o seu sorriso esteja sempre radiante, com dentes limpos, brancos e saudáveis. Assim, você pode sorrir com segurança!

Quando fazer a limpeza nos dentes?

A limpeza dentária deve ser feita por todos os pacientes. É isso mesmo! Mesmo os mais caprichosos com a higiene bucal precisam se submeter a esse tipo de procedimento de tempos em tempos. O objetivo é eliminar os resquícios de placa bacteriana, ou seja, micro-organismos que não conseguiram ser removidos com a manutenção do cotidiano.

A periodicidade das limpezas dependerá de uma série de fatores. Portanto, essa frequência só poderá ser determinada por um cirurgião dentista após a avaliação de sua cavidade oral e, claro, de uma conversa sincera, na qual você fornecerá informações importantes sobre o seu estilo de vida (alimentação, se é fumante, se ingere bebidas alcoólicas etc).

De modo geral, há casos em que a limpeza deve ser feita a cada dois meses, enquanto outros pacientes podem precisar refazê-la apenas anualmente. O mais comum, no entanto, é que ela seja realizada a cada seis meses, período em que o retorno é normalmente recomendado ao consultório.

O importante é sempre ser honesto nas conversas com o seu dentista para que, assim, a periodicidade determinada seja aquela que mais funciona para você. Dessa forma, os seus dentes permanecerão sempre belos, fortes e muito saudáveis!

Agora que você já sabe quando fazer limpeza nos dentes, o que está esperando? Agende o quanto antes o procedimento com um dentista de confiança! Escolher um profissional qualificado e uma equipe especializada é sempre o melhor caminho para obter um tratamento bem-feito e cheio de benefícios.

Para conhecer os diferenciais da OdontoCompany e ficar por dentro de dicas e informações sobre saúde bucal, dê uma olhadinha em nosso site! Por lá, você conhecerá mais sobre o nosso trabalho. Aguardamos a sua visita!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe!

Agende agora sua avaliação!

Preencha o formulário para nossa equipe entrar em contato!

Insira seus Dados
Fique tranquilo(a)! Não enviaremos spam ou compartilharemos seus dados! :)

Atenção!

Nossa unidade está localizada em

Petrópolis / RJ

Caso seja de outra região, acessar o site da franquia.

COMEÇAR CONVERSA
Posso ajudar?
Olá! Tem alguma dúvida?
Entre em contato agora com nossa equipe, clicando em "COMEÇAR CONVERSA"