Assim como a Medicina e outras áreas das ciências biológicas, o campo da Odontologia não para de avançar. Cada vez mais, novas tecnologias e estratégias são definidas, descobertas e aperfeiçoadas a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. E uma delas é o botox.
Ainda pouco conhecida pelo grande público, essa técnica altamente tecnológica traz uma série de benefícios para a saúde — tanto física quanto mental — dos pacientes, contribuindo para a melhora da autoestima e o tratamento de diversos problemas bucais.
Ficou interessado? Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é o botox?
Quando falamos em botox, logo pensamos naqueles famosos tratamentos estéticos para a pele, não é mesmo? Realmente, a toxina botulínica é uma velha conhecida das pessoas graças a tal aplicação — mas essa não é a única vantagem que ela pode oferecer.
Apesar da impressão que esse nome pode causar, a substância não faz mal para a nossa saúde quando utilizada em procedimentos específicos. Inclusive, ela é utilizada com muito sucesso no tratamento de certas doenças, como enfermidades neurológicas.
O botox (como é popularmente conhecido) também pode ser empregado na odontologia. Nesse caso, o procedimento é realizado exclusivamente por cirurgiões dentistas qualificados e é completamente seguro, devidamente liberado pelos órgãos competentes.
Como esse tratamento funciona e quais são os seus benefícios?
O tratamento com a toxina botulínica tem uma série de ações bem diferentes. Nos tratamentos estéticos, ela atua na redução e na suavização de rugas e linhas de expressão. No entanto, ela também tem um alto poder de relaxamento em músculos e nervos — o que pode ser excelente para os tratamentos odontológicos.
Ao bloquear alguns neurotransmissores específicos, o botox ajudar a reduzir certas dores e desconfortos, algo muito recorrente na prática odontológica. Aliás, esse tipo de queixa é responsável por diminuir a qualidade de vida de vários pacientes, afetando o seu dia a dia.
Além disso, o botox é capaz de harmonizar o rosto e deixar o sorriso muito mais bonito, diminuindo problemas com a autoestima e devolvendo a confiança aos pacientes que se submetem ao tratamento.
Como é feito o procedimento de aplicação do botox?
Em primeiro lugar, o botox é bem diluído em água, para que não cause qualquer reação no rosto do paciente. Em seguida, é feita a devida limpeza da região, a fim de evitar a contaminação por agentes patógenos. Depois, o cirurgião realiza uma pequena anestesia na área da aplicação, que é praticamente indolor e não causa nenhum tipo de desconforto.
Quais são os cuidados necessários antes e depois do tratamento?
O primeiro cuidado que deve ser tomado está nos momentos logo antes do procedimento. É necessário realizar uma série de exames — como radiografias e até certos testes complementares — a fim de assegurar que tudo está bem com a saúde do paciente. Afinal, ainda que esse seja um procedimento minimamente invasivo, é sempre bom ser cauteloso com a saúde!
Depois do procedimento, também é fundamental que as recomendações passadas pelo dentista (em relação ao repouso, às medicações que devem ser tomadas etc.) sejam seguidas à risca. Isso garantirá o sucesso do tratamento e evitará possíveis problemas. Inclusive, lembre-se de tirar todas as suas dúvidas antes, ok?
Por fim, confira com o dentista responsável pelo seu tratamento se “retoques” — ou seja, outras aplicações — precisarão ser feitas no futuro. Geralmente, o espaço de seis ou mais meses pode ser recomendado para isso, mas tudo dependerá de cada caso e dos seus objetivos pretendidos com o procedimento.
Quais são as indicações para esse tipo de tratamento?
Há, de modo geral, uma série de indicações para o tratamento do botox dental. A seguir, vejamos algumas das principais delas, as mais recorrentes no dia a dia dos cirurgiões e de seus pacientes:
- bruxismo;
- dores na face;
- sorriso gengival;
- assimetria facial;
- distonia (espasmos musculares).
Vale a pena salientar, no entanto, que nem todas as pessoas com esses problemas poderão ou necessitarão do tratamento com o botox. É o dentista responsável pelo seu caso que avaliará as suas reais necessidades, e a partir de exames e conversas com você, decidirá se esse é o melhor curso terapêutico para o seu caso.
Onde podemos realizar esse tipo de procedimento?
Como já dissemos, a aplicação do botox dental é feita exclusivamente em consultórios devidamente equipados. Além disso, ela é feita apenas por profissionais altamente qualificados, e com muita experiência nesse tipo de tecnologia. Assim, escolher uma equipe de primeira é sempre a melhor opção para esse tipo de tratamento.
Tenha em mente que garantir a confiança nos profissionais responsáveis pela aplicação do botox em seus dentes é algo que trará muito mais tranquilidade para o procedimento, e fará com que os resultados sejam muito satisfatórios!
A OdontoCompany, por exemplo, conta com uma equipe repleta de profissionais altamente gabaritados, além de toda a infraestrutura necessária para lidar com essa situação. Outro ponto positivo dos nossos serviços é a humanização — ou seja, a preocupação direta com o paciente. Fazemos questão de estabelecer uma comunicação clara e eficaz com cada um dos membros de nossa grande família!
Enfim, agora que você já conhece o botox, os seus benefícios e as principais indicações para esse tratamento, não perca mais tempo: entre em contato com um dentista de confiança e confira se esse tipo de procedimento é indicado para o seu caso. Assim, o seu sorriso e a sua saúde podem ser altamente beneficiados!
E aí, gostou da leitura? Sobrou alguma pergunta sobre esse ou outros temas ligados à odontologia? Então, nada de fechar a página: entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!